[en] BEAUTY AND FREEDOM IN FRIEDRICH SCHILLER: THE POLITICAL PROMISE OF AESTHETIC EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: MATHEUS SAMPAIO BENITES CORREIA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61748&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61748&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61748
Resumo: [pt] Este trabalho visa expor a teoria do filósofo alemã o Friedrich Schiller sobre a beleza e demonstrar como ela, tal como exposta em A educação estética do homem apresenta um novo tipo de liberdade, característica do estado estético da mente, que carrega uma promessa política. Segundo Schiller, o Iluminismo fracassava e a revolução francesa se degenerava em terror por conta de um desequilíbrio entre razão e sentimento na cultura. O ser humano é um ser de natureza mista, de modo que razão e sentimento precisam estar em equilíbrio para a sua plenitude. Partindo da estética de Immanuel Kant, Schiller defendeu que, quando contempla a beleza, nenhuma aptidão humana domina o sujeito, que atinge um estado de suspensão, ativo e passivo ao mesmo tempo: o estado estético. Nele, ambas as suas legislações se harmonizam. O pensador francês Jacques Rancière argumentou, em Mal estar na estética que a educação estética de Schiller pode ser uma alternativa à antiga ideia de revoluçâo política, uma vez que configura um novo tipo de experiência do sensível, sem dominação e sem hierarquias, onde todos são iguais e onde o sentimento não é subjugado pela razão. Há, na experiência do jogo estético, a revogação do domínio que a razão estabelecia sobre a sensibilidade, tal como daquele empreendido pelo opressor sobre o oprimido. A arte, como descrita por Schiller e Rancière, não está à serviço de uma determinada Poética ou ideologia. Tampouco se trata de arte pela arte. Este novo regime estético se caracteriza pela autonomia na forma de experiência do sensível, que se lança, para além do estético, ao político, da beleza à liberdade.