[pt] O OLHAR AMEAÇADO: FASCÍNIO E HORROR EM TEXTO E IMAGEM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: ANA MARTHA WILSON MAIA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4389&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4389&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4389
Resumo: [pt] A tese mostra, através de textos literários e imagens, a presença do olhar como objeto causa de fascínio e de horror. Esse olhar ameaçado está presente na literatura, nos roteiros cinematográficos e nas artes plásticas. Na tradição filosófica, o olhar está associado ao olho que vê, ao sujeito. Ao postular o olhar como um objeto da pulsão, a psicanálise ressalta que a libido está presente no campo visual e, portanto, o olhar não se reduz à visão. É nesta esquize entre o olho e o olhar que se manifesta a pulsão escópica, evidenciando a relação do sujeito com este inapresensível objeto de desejo chamado olhar. Em sua face de fascinação, o olhar é como um clarão, uma luz que captura o sujeito, enquanto que o apavora e amedronta, em seu lado de horror, devido à relação com a castração e o enigma do feminino. Quando o olho e o olhar não se distinguem, encontra-se a loucura.