[pt] DESIGN GRÁFICO VERNACULAR: A ARTE DOS LETRISTAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: FERNANDA DE ABREU CARDOSO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4201&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4201&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4201
Resumo: [pt] Esta pesquisa pretende analisar a produção de material gráfico produzido pelas classes populares, o que é aqui denominado Design Gráfico Vernacular. O objetivo do trabalho é analisar este fenômeno através de pesquisa teórica, entrevistas, observações e análise gráfica do objeto em questão considerando o contexto social em que surge esse tipo de produção, o que a define, assim como o uso desses objetos. O objeto de estudo consiste em um conjunto de letreiros formado por três categorias de negócios de prestação de serviços, sendo eles: bares, restaurantes e lanchonetes; cabeleireiros e chaveiros, registrados na cidade do Rio de Janeiro. A partir da observação e análise do conjunto de letreiros confeccionados artesanalmente por profissionais especializados, os letristas, o trabalho busca também verificar a existência de uma linguagem própria desse tipo de produção. A pesquisa parte do princípio de que instâncias de legitimação provenientes de grupos sociais distintos, impõem valores e critérios de julgamento que afetam a produção de um campo de produção de bens simbólicos como o design. A importância desta pesquisa reside no fato de que a produção do design gráfico vernacular, mesmo caracterizando uma produção artesanal em uma sociedade pós-industrial, ainda é uma prática comum em todo o país. Esse tipo de produção convive com a produção do design gráfico culto dentro de uma mesma sociedade, porém ambos os campos de produção se formam para atender as necessidades de grupos sociais distintos.