Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
FINIZOLA, Maria de Fátima Waechter |
Orientador(a): |
COUTINHO, Solange |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17371
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Resumo: |
Manifestações espontâneas provenientes do design informal caminham lado a lado com a produção do design formal e por vezes se perdem na sua efemeridade por falta de registro ou por falta de reconhecimento pela academia e pelo mercado. Os letreiramentos populares podem ser incluídos neste universo e se caracterizam como artefatos de comunicação que figuram na paisagem urbana de inúmeras cidades, desde o centro à periferia. Elaborados por meio de processos manuais, são executados em sua grande maioria por artífices anônimos, caracterizando-se como interferências tipográficas urbanas. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral o estudo da tradição do letreiramento popular no Estado de Pernambuco, a partir da análise de seus aspectos formais e de sua prática, bem como da investigação inicial de suas origens, buscando traçar um perfil da produção destes artefatos nesta região, com ênfase em seus aspectos tipográficos. Para isso, foi desenvolvido um mapeamento dos letreiramentos e de seus originadores — os pintores de letras — em seis cidades de Pernambuco: Recife, Gravatá, Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina. Portanto, este projeto se propôs a dar continuidade à pesquisa de mestrado Panorama Tipográfico dos Letreiramentos Populares – Um estudo de caso na cidade do Recife, parte integrante do projeto de pesquisa Memória Gráfica Brasileira: Uma análise comparativa das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife (PROCAD/CAPES), ampliando, desta forma, o seu corpus analítico e aperfeiçoando seus instrumentos de análise, a fim de validar, em outros territórios, as hipóteses e conclusões da pesquisa anterior, bem como reunir novas informações a respeito deste tema. Ao longo da extensa pesquisa de campo realizada, foram registradas mais de mil imagens e entrevistados doze pintores de letras da região. Também foram visitados alguns acervos de livros e imagens da Fundação Joaquim Nabuco, do Instituto Ricardo Brennand e do Museu da Cidade do Recife. Ao final da pesquisa, os dados coletados nos permitiram: (1) Investigar a presença e características dos letreiramentos na paisagem urbana do Estado entre o final do século XIX até a década de 1950; (2) Validar os aspectos tipográficos dos letreiramentos populares, bem como a classificação elaborada por Finizola em 2010 para os letreiramentos populares do Recife, abordando um corpus analítico mais amplo; (3) Entender a prática do ofício do pintor de letras no Estado de Pernambuco, suas inspirações, processo de aprendizado, materiais e técnicas empregadas, entre outros aspectos. |