[pt] GESTOS LITORAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE LETRA, LACAN E PINA BAUSCH

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: THEREZA MONTEIRO DE C DE F SOUZA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34488&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34488&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34488
Resumo: [pt] Este trabalho propõe confrontar a noção de letra, sobretudo tal como ela é circunscrita no texto Lituraterra (1971), de Jacques Lacan, a partir de sua metáfora de um litoral, com o processo criativo envolvido nas montagens da artista e coreógrafa alemã, Pina Bausch. A hipótese desta investigação é de que a teoria lacaniana da letra-litoral pode ser estudada à luz do processo criativo artístico bauschiano. Para isso, apresentamos, em um primeiro momento, as ideias-chave de cada um dos dois campos de nossa articulação – a teoria sobre a letra e as produções de Pina Bausch – e, em seguida, exploramos os pontos de contato entre eles. Com relação ao percurso teórico psicanalítico, percorremos, sobretudo, os conceitos de significante, significado, gozo e real para chegar à noção de letra tal como encontrada no ensino de Lacan na década de setenta. Do processo criativo artístico escolhido, ressaltamos, especialmente, as técnicas de redução e colagem. Tais ideias construíram a via por onde transitamos entre um recorte da psicanálise lacaniana e outro da dança-teatro bauschiana, visando a encontrar, nas peças de Pina, uma ancoragem prática para a teoria que constitui nosso objeto de pesquisa – o campo teórico envolvido na noção de letra-litoral.