[pt] MECANISMOS, ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS DE ESCRITA EM ALDEIA NOVA, DE MANUEL DA FONSECA
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50627&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50627&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50627 |
Resumo: | [pt] A fim de promover mais amplamente e sem qualquer prejuízo para a definição de uma fisionomia do projeto neorrealista para a produção literária e cultural do século XX, esta tese tem como proposta investigar, teórica e criticamente, a produção literária do escritor Manuel da Fonseca. Através da obra Aldeia Nova (1942), poder-se-á verificar como a realidade é apreendida e reconsiderada na ficção de Manuel da Fonseca, assim como a utilização da palavra reflete o modo como o autor interpreta a realidade. Nesta perspectiva, destacaremos, também, como o ideal neorrealista é reproduzido nos espaços e nas ações dos personagens de Manuel da Fonseca. Como consequência dessa investigação e à medida em que se desate o nó que poderia aliar o projeto neorrealista a uma proposta compromissada do literário com um aparente desinvestimento em estratégias de escrita em prol de resultados pedagógicos mais eficientes, este estudo buscará, por fim, legitimar a produção literária e intelectual do escritor Manuel da Fonseca como um projeto marcado por uma nova prática de escrita e pelo compromisso político. |