[en] ZEAL AS TENDERNESS: A RE-READING OF ANIBAL DI FRANCIA S WORK IN LIGHT OF CARLO ROCCHETTA S THEOLOGY OF TENDERNESS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: NELSA CECHINEL
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6465&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6465&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6465
Resumo: [pt] O zelo como ternura apresenta-se como proposta para a vivência do evangelho da ternura num contexto eclesial e social em que as relações humanas estão contagiadas e fragilizadas pelo excessivo valor dado à dimensão racional descuidando-se dos valores que se relacionam com a sensibilidade. Por outro lado o ser humano é ser de transcendência e como tal, chamado a auto-superação e a caminhar na direção do divino. Para os cristãos a vivência do zelo como ternura implica na capacidade de alimentar e desenvolver a doçura e o vigor mediante os conteúdos bí­blicos da pietas, dileção e força do amor humilde. Implica igualmente na valorização dos sentimentos passando pela vivência do eros, da fhilia e da ágape que capacitam o ser humano como ser de relação consigo mesmo, com o outros, com o cosmos e com o próprio Deus, assim como foi e é sonhado pelo Criador. Jesus Cristo é o ápice da revelação do zelo como ternura e em Aníbal Maria Di Francia encontra-se um exemplo de um apaixonado seguidor do Mestre, que encontrou no Rogate: Rogai ao Senhor da Messe, a força dinamizadora de sua doação até à consumação dos próprios bens e de si mesmo em favor dos pequenos e do anúncio do evangelho, vivendo-o com profundo zelo e não menos ternura.