[pt] O PALCO COMO ESPAÇO DE UM IDEAL: O CONCEITO DE TRAGÉDIA NA OBRA DE FRIEDRICH SCHILLER
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11437&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11437&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11437 |
Resumo: | [pt] Os conceitos de belo e sublime em Schiller, apoiados numa estética kantiana, conduziram a filosofia para uma possibilidade de educação estética do homem, responsável pela plena liberdade e realização da vontade humanas. Dentro desse panorama, disposto a traçar um caminho de representação na arte dessa liberdade humana, Schiller propõe o conceito de tragédia moderna. Sobre seus fundamentos e sobre o seu propósito de repensar a poética da tragédia se debruçará essa dissertação. Em que medida a tragédia schilleriana é, de fato, capaz de definir o trágico e libertar o homem? |