[pt] O RIO DE JANEIRO SOB O OLHAR DE KURT KLAGSBRUNN (1940-1950): IMPRESSÕES IMAGÉTICAS DE UMA MODERNIDADE CONTRADITÓRIA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: LEANDRO PAULO DA SILVA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27779&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27779&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27779
Resumo: [pt] Promovendo uma aproximação entre História e Fotografia, ao tomar a imagem fotográfica como fonte histórica e, por conseguinte, produtora de conhecimento histórico, esta dissertação parte da análise das imagens que Kurt Klagsbrunn – austríaco de ascendência judaica que se radicou no Brasil juntamente com sua família em 1939, escolhendo o Rio de Janeiro como sua morada e tendo nela se profissionalizado fotógrafo – realizou da cidade durante o decênio compreendido entre 1940 e 1950. Partindo do desenvolvimento da fotografia, enquanto técnica e prática, como uma das conquistas da modernidade, passando pelas matrizes estéticas que forjaram o olhar do jovem Kurt ainda na Europa e, por fim, deitando detidamente o olhar sobre suas imagens, analisarei a forma como o fotógrafo expressou as tensões políticas, sociais e culturais de uma sociedade que se por um lado aspirava ares de modernidade, por outro, contraditoriamente, não escondia seus contrastes.