[en] BEHIND THE OBJECTIVE: FIXITY AND MOVEMENT IN AUGUSTO MALTAS PHOTOGRAPHY AND RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: VIVIANE DA SILVA ARAUJO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13199
Resumo: [pt] Augusto Malta (1864-1957), apesar de ter ocupado o cargo de fotógrafo oficial da prefeitura do Rio de Janeiro entre 1903 e 1936 e de possuir numerosas imagens particulares, teve seu nome vinculado ao de Francisco Pereira Passos, desde sua época até os dias atuais. A proposta desta dissertação é analisar Malta como sujeito detrás da objetiva, ou seja, alguém que tendo todo um campo de possibilidades técnicas e visuais, escolhe para cada clique um modo de reapresentar o mundo. Ao mesmo tempo em que as experiências citadinas vivenciadas por Malta incitam e constituem o seu olhar, entendo que ele reconstrói a cidade a partir do retângulo de sua máquina. Além de problematizar a formação histórica do epíteto Malta, fotógrafo-de-Pereira-Passos, a análise se desenvolve em torno de dois conjuntos de fotografias: as imagens produzidas acerca dos quiosques da cidade entre 1903 e 1911; e as fotografias que captaram a Avenida Central/Rio Branco entre 1904 e cerca de 1930. Partindo de tais fotos, observo que Malta busca recriar tanto a civilização do bulevar quanto o atraso dos quiosques; por outro lado, a multiplicidade de apreensões possibilitadas por suas imagens apresenta um jogo entre fixidez e movimento nos registros desses espaços urbanos.