A belle époque carioca: imagens da modernidade na obra de Augusto Malta. (1900-1920)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Souza, Fernando Gralha de lattes
Orientador(a): Lino, Sônia Cristina da Fonseca Machado lattes
Banca de defesa: Viscardi, Cláudia Maria Ribeiro lattes, Santos, Fernando Sergio Dumas dos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em História
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2922
Resumo: O objetivo deste trabalho é perceber o modo como, no Rio de Janeiro da belle époque, a idéia de carioca, de modernidade e seus contrapontos são construídos, pensados, dados a ver através da fotografia de Augusto Malta. Procuramos, portanto, compreender como Malta, enquanto sujeito social, apresenta a sociedade carioca elaborando representações através de imagens fotográficas. Mostrar como estas imagens descrevem a realidade da belle époque carioca não como um espelho, mas como uma “visão de mundo” entre outras possíveis, como uma interpretação daquilo que a sociedade era no momento do click do fotógrafo ou, daquilo que ela poderia vir a ser no futuro. Entendemos, portanto, a obra do fotógrafo Augusto Malta como uma determinada “prova visual” do contexto de belle époque carioca, que sempre encontrou-se entre dois modos de existência: como mensagem direta, objetiva, culturalmente consagrada pela sua origem de tecnologia aplicada e aparentemente sem necessidade de decodificações, e como uma mensagem polissêmica, dúbia, refratora da realidade.