[pt] A MAIS ALEGRE DAS DESTRUIÇÕES: A ANTROPOFAGIA, SEU CONTEXTO E SEUS EMBATES
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31043&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31043&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31043 |
Resumo: | [pt] Tomada como uma resposta à questão da brasilidade, a antropofagia é, no entanto, algo além. Configura-se como um pensamento oriundo de problemas de proveniências múltiplas tendo, por isso, significados múltiplos. Por um lado, é produto das rupturas propostas pelas vanguardas artísticas europeias; por outro, deve sua existência à situação brasileira de então, quer no terreno das teorias sobre o Brasil, quer no campo socioeconômico. Sua origem, entretanto, não restringe seu potencial especulativo. Tanto assim que ela é passível de ser vista não apenas como uma filosofia da cultura ou uma estética – o que atesta sua filiação às áreas de pensamento supracitadas -, mas também como uma teoria que tem matizes ontológicas. Dito isso, a presente dissertação tem por objetivo elucidar as condições de possibilidade do surgimento da antropofagia e, com isso, expor seu potencial criativo. A nossa tese é a de que a antropofagia é formulado de modo a estar entre a filosofia da cultura e a ontologia, sendo necessária a incursão em ambas para que se possa compreendê-lo de maneira mais profunda. Ademais, buscamos defender a ideia de que a antropofagia é um pensamento original brasileiro na dupla acepção da expressão: original por dever sua origem ao Brasil, dando ênfase na origem do pensamento; e original por ser uma contribuição, tal e qual a contribuição milionária dos erros já anunciada por Oswald de Andrade no Manifesto da Poesia Pau-Brasil de 1924. |