O IMAGINÁRIO EM CINDERELA, BRANCA DE NEVE E A BELA E A FERA
Ano de defesa: | 2012 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3164 |
Resumo: | A pesquisa faz um estudo do imaginário nos contos infantis, em particular nos contos: Cinderela, Branca de Neve e os Sete Anões e A Bela e a Fera. A fundamentação tem como base a teoria do imaginário. Primeiramente, a tese aborda a origem dos contos e sua importância no meio social para todo ser humano. Em seguida, apresenta a teoria do imaginário, da imagem e da imaginação, e suas devidas evoluções ao longo da história. Baseado nessas teorias, os contos serão analisados e o imaginário será mostrado através do método comparativo. Num segundo momento, o estudo direciona-se para o símbolo da palavra ou imagem como aspectos do inconsciente de uma forma ampla. No terceiro momento do trabalho, os contos são analisados também, através do método comparativo em relação às metáforas. Mostra que as metáforas são recursos retóricos para fortificar o sentido de uma imagem, gerada por uma palavra. As imagens de forma metafórica traduzem diversos significados. |