Imanência e Transcendência no Estilo Barroco do Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4230 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido a partir da obra do Padre Antônio Vieira, contextualizado na literatura do período barroco, tendo como tema central o Sermão da Sexagésima, proferido na Capela Real, em Portugal, no ano de 1655. Esse Sermão constitui um verdadeiro paradigma teórico do procedimento discursivo de Vieira, no qual ele exercita a metalinguagem, ou seja, o gênero textual “sermão” para explicar o significado da própria mensagem. Ao estudar a obra, verifica-se que a Parábola do Semeador foi adotada pelo sermonista para aplicar os conceitos de justiça social, humanidade, admoestação e persuasão dos ouvintes e para propagar e edificar a fé religiosa. O ato de invocação a Deus é a manifestação do que é imanente no homem em direção ao Deus transcendente, vértice de toda a Criação. Observa-se, no decorrer deste trabalho, como ocorre esse processo no Sermão da Sexagésima, isto é, os paralelos metafóricos do conteúdo da parábola e a intenção do sermonista em alcançar os frutos de sua expressão poética, cujo esforço se revela no processo de conciliação entre a transcendência e a imanência. |