O PROCEDIMENTO CRIATIVO EM NARRATIVAS CURTAS DE AGUINALDO JOSÉ GONÇALVES.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Oliveira, Carila Aparecida de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3240
Resumo: Nesta dissertação, procuramos estudar os contos O mundo crepuscular de Hortência, Os três destinos de Luzia e Nos degraus que se bifurcam, da obra Das estampas, de Aguinaldo José Gonçalves, para se chegar à compreensão mais homológica do procedimento criativo em que as narrativas foram tecidas, buscando os elementos geradores do efeito tensional; as linhas rizomáticas; os universos poéticos textuais; o discurso diegético; os diálogos entre signos; as escolhas temáticas com suas imbricações mitológicas, além de analisar a osmose do olhar, que formam o conjunto dos movimentos sígnicos que dialogam entre si. Para tais estudos, buscamos artistas, teóricos e críticos da Literatura como Proust, Edgar Alan Poe, Julio Cortázar, pela sua atuação crítica sobre contos e porque o conto de Gonçalves O mundo crepuscular de Hortência remete ao de Cortázar Continuidade dos parques, e outros citados ou vinculados às narrativas em estudo. Dessa forma, o objetivo central deste estudo consiste na análise de contos de Gonçalves, destacando que as estórias narradas com seus signos trabalhados metricamente tornam-se meros pretextos para a conjuntura sugestiva de como se dá o procedimento criativo da narrativa curta, sob a estilística do criador da obra que singulariza a arte literária ao por em diálogo signos e artes, com sua artística que espelha o discurso metapoético.