Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
SILVA, Paulo Pereira Isidro |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2753
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Resumo: |
Os professores de matem?tica est?o constantemente presenciando a desmotiva??o e desinteresse dos discentes, j? que uma grande parcela deles n?o v? a import?ncia em aprender os conte?dos que s?o apresentados em sala de aula. Considerando as perspectivas te?ricas da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, os jogos digitais estimulam o desenvolvimento intelectual das crian?as, e o uso de jogos do tipo Role Playing Game (RPG) na aprendizagem da matem?tica contribui para o pensamento l?gico e cr?tico, na resolu??o de problemas, na tomada de decis?o de uma maneira prazerosa e satisfat?ria, tornando a aprendizagem interessante e motivacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo em RPG Maker que contribua para a aprendizagem matem?tica. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa a qual foi empregada, foca em situa??es relevantes que n?o podem ser quantificadas, mas busca aprofundar o tema para obter informa??es sobre motiva??es, ideais e atitudes dos educandos diante do uso de jogos digitais. Como resultados, ? discutido como professores de matem?tica que n?o possuem conhecimentos avan?ados em programa??o podem utilizar o software RPG Maker no desenvolvimento de jogos digitais, e ? apresentado o jogo ?Sonho com a Botija? que visa contribuir para estimular o desenvolvimento do racioc?nio l?gico-matem?tico. |