O Andarilho Bernardo, de Manoel de Barros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Cunha, Yanna Karlla Honório Gontijo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.furg.br/handle/1/6126
Resumo: A partir da análise da produção poética de Manoel de Barros, este trabalho teve como objetivo a construção de uma narrativa que contempla o nascimento, a vida e a morte do andarilho Bernardo, personagem mais recorrente deste poeta, que personifica o vagar sem pressa, a despreocupação com o tempo e o rompimento com a ideia de uma identidade fixa. O universo ficcional desta personagem traz à tona seres e elementos que são excluídos da chamada sociedade do consumo, o que tende a explicar o seu gosto elevado pelo chão e pelos seres abjetos, ao mesmo tempo em que aponta para a necessidade do surgimento de um novo modo de ser e estar no mundo. O mundo renovado por Bernardo surge por meio de as imagens que abandonam cada vez mais seu caráter social, nas primeiras obras, e passam a expressar uma visão mítica, rompendo-se o fio entre passado/presente/futuro. Sendo assim, pautei-me na perspectiva poético-filosófica de Gaston Bachelard, dentre outros teóricos que colaboram para o desenvolvimento do trabalho, para mostrar que o movimento dessa personagem amplia a relação do homem com a natureza e consigo mesmo, bem como para pensar as imagens como devaneio poético, vividas primeiramente na imaginação, sem a preocupação de buscar uma causa psíquica que explique o seu surgimento.