As formas da ruína: considerações sobre a metalinguagem em Manoel de Barros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Dias, Gabriel Henrique Ryal
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-02082023-103552/
Resumo: O objetivo dessa dissertação é a análise da produção lírica de Manoel de Barros a partir da década de 1960, quando a sua escrita se volta com maior insistência para o próprio fazer poético através do recurso da metalinguagem. O estudo busca examinar neste recurso as implicações técnicas na fatura de sua obra, demonstrando um processo de concepção da linguagem como estrutura e objeto a serem reinventados no espaço da criação literária. Nesse sentido, o trabalho procura correlacionar à execução da metalinguagem tanto o problema da forma na pertinência do gênero lírico na modernidade, quanto os demais temas perseguidos pelo autor: a matéria do abandono e suas práticas, a infância, a natureza e o corpo sob a experiência da marginalidade e do declínio enquanto sentimentos de reinauguração poética.