Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Kelly De
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Orientador(a): |
Machado, Neli Teresinha Galarce
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Banca de defesa: |
Copé, Silvia Moehlecke,
Carbonera, Mirian,
Laroque, Luís Fernando da Silva |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PPGAD;Ambiente e Desenvolvimento
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10737/4316
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Resumo: |
Esta tese possui como objeto de estudo o legado da produção bibliográfica arqueológica referente aos Jê Meridionais, mais especificamente, a chamada tradição ceramista Taquara, denominação dada ao coletivo humano que ocupou o Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo principal é observar os autores e suas narrativas e refletir sobre o conteúdo dos trabalhos científicos acerca da criação da tradição. A pesquisa se caracteriza como quali-qualitativo, de caráter exploratório e de natureza descritiva e está dividido em três momentos: investigação teórica, levantamento documental e análise dos documentos. A perspectiva deste estudo é interdisciplinar, ainda que a sua redação advenha da senda da Arqueologia e a base de formação da pesquisadora se ancore na História. Por meio de um levantamento bibliográfico que se intercalou entre os anos de 2019 e 2021, foram selecionadas 101 produções científicas, destas 53 foram apuradas por meio de plataformas de busca especializadas na Internet e 48 são documentos físicos depositados em arquivo. Juntas as obras perfazem um total de 43 autores e cobrem 60 anos de estudo. Para proceder a uma leitura e exame coerentes dos diversos documentos, foi elaborado primeiramente um banco de dados, onde foram elencadas 3 categorias de averiguação: Constructo, Contexto e Análise. Como se constatou, são publicações com diversas características e temas variados que seguem por diferentes referenciais teóricos, que vão se ampliando ao longo do tempo. No entanto, por meio de uma revisão teórica é possível distinguir um plano de fundo sobre o qual todas as produções desenvolveram-se: Histórico-Culturalismo, Processualismo e Pós-processualismo. De maneira síncrona à revisão, se observou que dentro de um período equivalente a duas décadas, relativos eventos como mudanças no conteúdo e interpretação, poderiam ser lidos como indicadores de eventuais alterações epistemológicas. Tomando por base esses dois critérios optou-se por dividir todo o acervo selecionado em três “blocos temporais” para melhor exame: Bloco 1: 1960-1970 (26 obras e 8 autores); Bloco 2: 1980-1990 (22 obras e 6 autores) e Bloco 3: 2000-2021 (54 obras e 29 autores). Para cada bloco se dispôs uma lista de autores representantes do período e sua respectiva criação. Ainda trago uma síntese sobre cada obra onde disponho os dados elementares como a estrutura organizacional do trabalho, o objeto de análise, a problemática, a contextualização, o resultado e conclusão. Por meio dessa ordenação é possível divisar a maneira como os discursos vão se alterando ao mesmo tempo em que sofrem a influência dos respectivos referenciais teóricos, que vão agindo para a formação da narrativa. Por fim, tendo acompanhado os discursos individuais, identifiquei que dois elementos foram sempre prestigiados, o Ambiente e a Cultura Material, utilizados para destacar as dinâmicas das relações das populações humanas com o seu meio ambiente. Dessa forma, baseando-me na História Ambiental e na Arqueologia da Paisagem examinei como os pesquisadores fizeram usos dos termos e os relacionaram em suas investigações, ao mesmo tempo, exponho o quanto os termos variaram e tornaram-se cada vez mais complexos no decorrer da construção da narrativa |