A arte brasileira dos anos 1990 através da série “Quartos-São Paulo” de Rochelle Costi

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Deise Aparecida de lattes
Orientador(a): Silveira, Luciana Martha lattes
Banca de defesa: Corrêa, Ronaldo de Oliveira, Mikosz, José Eliézer, Sereza, Luiz Carlos, Silveira, Luciana Martha
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4296
Resumo: A dissertação aqui apresentada pretende contextualizar a produção de Rochelle Costi na arte brasileira da década de 1990. Para tal, o recorte realizado foi a Série “Quartos-São Paulo”, de 1998, montada na XXIV Bienal de Arte de São Paulo, sob a curadoria de Paulo Herkenhoff. A exposição é um marco para a produção artística brasileira, pois os conceitos discutidos e a forma que a curadoria escolheu para a Bienal, influenciam outras exposições e reflexões sobre os discursos curatoriais no país. Nesse sentido, destaca-se a importância desse trabalho da artista para sua carreira, bem como para a discussão do caráter social da arte no país. Para essas contextualizações, foi necessário construir uma maneira de olhar para esses objetos, sendo o diálogo entre a antropologia, através da cultura material, a arte e a sociologia, com autores que criam proximidades e tensões para a leitura desses objetos.