Da literatura ao cinema: o processo de adaptação e a construção da memória em Órfãos do Eldorado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Gonçalves, Edione lattes
Orientador(a): Fioruci, Wellington Ricardo lattes
Banca de defesa: Silva, Acir Dias da lattes, Camilotti, Camila Paula lattes, Fioruci, Wellington Ricardo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29229
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como se realiza a adaptação da linguagem literária para a fílmica, considerando como aspectos essenciais nesse processo a intertextualidade, o dialogismo e a construção da memória em Órfãos do Eldorado. A obra foi escrita pelo autor amazonense Milton Hatoum e adaptada para o cinema no ano de 2015, sob a direção de Guilherme Coelho. Milton Hatoum é autor de grandes obras da literatura brasileira, sendo considerado um dos maiores e mais destacados escritores do país. Além disso, sua obra suscita temas como os conflitos familiares, memória, cultura e identidade, sendo, inclusive, alvo de diversos estudos acadêmico científicos. Pensando nisso, com o intuito de compreender como é possível realizar a aproximação entre as linguagens literária e cinematográfica, firmando, desse modo, um diálogo entre essas artes distintas, esta pesquisa está fundamentada sobretudo nos autores Hutcheon (2013), Xavier (2003), Bakhtin (1992), Kristeva (1974), Carrière (2014), Stam (2006), Bazin (2018) e Avellar (2007). Em relação à construção da memória, foram utilizados, principalmente, os pressupostos teóricos dos autores Assmann (2011), Freitas (2017), Candau (2010) e Halbwachs (1990). Para tanto, este estudo dividiuse em três grandes momentos: 1º) foram discutidos os conceitos das relações intermidiáticas e dos Estudos Interartes, assim como apresentou- se a intertextualidade, o dialogismo e os principais aspectos da relação entre Literatura e Cinema e da teoria da adaptação; 2º) foram debatidos os conceitos essenciais da teoria da memória, principalmente, os de memória individual e memória coletiva; 3º) analisou-se, tanto no escopo literário como no fílmico, como ocorre a intertextualidade, o dialogismo e a construção da memória em Órfãos do Eldorado. Nesse sentido, salienta-se que a memória é o fio condutor das narrativas Órfãos do Eldorado, uma vez que por intermédio dela, a personagem principal relata eventos importantes e marcantes sobre o seu passado. Por isso, é possível perceber que existem correspondências e discrepâncias nas obras supracitadas. Ademais, foi possível encontrar diversas relações intertextuais e dialógicas entre os objetos estudados, sendo que ambos dialogam com os mitos da região amazônica. Além disso, destaca-se que, embora dialogue com o romance de Hatoum, a adaptação fílmica do livro Órfãos do Eldorado é uma obra autônoma e, por essa razão, tanto o escritor Milton Hatoum como o cineasta Guilherme Coelho são de grande importância para as produções artísticas e literárias no Brasil.