Proposta de framework para construção de jogos de tabuleiro para a área de gestão de projetos de software

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Mussi, Ricardo Brambila lattes
Orientador(a): Fabri, Jose Augusto lattes
Banca de defesa: Erario, Alexandre L lattes, Fabri, Jose Augusto lattes, Poletto, Rodrigo de Souza lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Informática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30189
Resumo: Com a aprovação de um projeto da UTFPR-CP junto ao Cerne do Sebrae em 2015, com vertente na criação de projetos educacionais inovadores, alunos da disciplina de Gestão de Projetos de Software do PPGI foram convidados a criarem quatro jogos de tabuleiro com a finalidade de ensinar o conteúdo de Gestão de Projetos de Software. Os alunos observaram durante as montagens dos jogos algumas dificuldades, como: tornar o jogo atrativo, prazeroso, identificar quais elementos de jogos seriam utilizados, e ao mesmo tempo como conseguir apresentar conteúdos educacionais aos jogadores. Para resolver as dificuldades encontradas, levantou-se duas questões. Quais seriam as características importantes para criação de jogos de tabuleiro? É possível criar um processo de jogos de tabuleiros para a apresentação de conceitos ligados a gestão de projeto de software aos alunos da graduação e da pós-graduação? Diante destas questões iniciou-se pesquisa na literatura, para identificar características de jogos de tabuleiro. O resultado da pesquisa foram diversas características, que foram agrupadas em categorias, em um diagrama de mapa mental. Após a construção do mapa mental, notou-se a necessidade de indicar quais etapas poderiam serem utilizadas na criação de jogos, a partir da experiência gerada na criação dos jogos de tabuleiro e dos artigos analisados, o processo foi materializado, sendo desenvolvido um fluxograma, que possui as etapas a serem seguidas na criação de jogos de tabuleiro. Após a materialização do mapa mental e do fluxograma que juntos originam o Framework objetivo deste trabalho, utilizado na criação de jogos, este foi aplicado junto aos alunos da turma de 2021 da disciplina de Gestão de Projetos de Software. Os resultados obtidos foram quatro novos jogos, completos, com regras, mecânica e história. Podendo ser considerado que o Framework, pode auxiliar na criação de jogos de tabuleiro.