Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Simone Siqueira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12112021-141319/
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Resumo: |
Esta dissertação pretende levantar e analisar as representações da mídia impressa veiculadas por Quino através das imagens que ele escolheu para compor as compilações de humor gráfico que lançou entre 1987 e 1999. Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, foi um desenhista de humor argentino que, ao longo dos seus 52 anos de carreira criando páginas de humor gráfico para jornais e revistas, marcou a história deste meio de comunicação do seu país. Parte de uma nova geração que trazia consigo referências mais modernas para seu trabalho e uma visão diferenciada para as questões políticas do país, Quino integrou momentos chave na transformação da forma de se fazer humor na Argentina. Um deles foi quando o artista criou a personagem Mafalda. A país se identificou de tal maneira com a personagem que ela se tornou um símbolo nacional de resistência à opressão. Infelizmente o sucesso de Mafalda fez com que o restante da produção humorística de Quino fosse deixada de lado, sendo Mafalda sempre o foco de pesquisas acadêmicas ou material jornalístico sobre a vida e carreira do autor. Como um passo no sentido de mudar este cenário, este trabalho está focado somente nas páginas de humor gráfico do desenhista, e nas mensagens que ele passou, através delas, sobre este meio de comunicação que ele tanto conhecia. |