Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Frederico, Gisele |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-27122018-103310/
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Resumo: |
O desenvolvimento de novas tecnologias transformou a cultura material da nossa sociedade em fins do século XX. Em meio a essas mudanças, a informação passou a ser um produto amplamente comercializado. Nesse contexto, a convergência digital surgiu como um novo paradigma comunicacional, artístico e de distribuição. Uma obra transmídia, fruto da convergência digital, é aquela que explora diferentes plataformas e mídias, as quais se relacionam e formam uma rede em que o espectador-usuário pode navegar por amplos universos narrativos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a construção da estética na obra transmídia The Walking Dead por meio de uma abordagem semiótica. Para isso, em um primeiro momento, aproximamos o conceito de semiosfera, desenvolvido por Iuri Lotman, ao conceito de sistema transmídia, de modo a demonstrar que ambos se comportam como espaços geradores de semiose entre as diferentes linguagens que os compõem. Nossa análise começa com a averiguação de como se deu a tradução dos quadrinhos -- mídia que deu início ao sistema -- para a série televisiva. Para isso, tomamos como base as obras de Julio Plaza, Haroldo de Campos, Roman Jakobson e Décio Pignatari. Nosso objetivo é identificar os textos semióticos que se modelizam em todo o sistema transmídia, construindo sua identidade estética. Identificamos os elementos de matriz modelizante a partir da sintaxe cinematográfica, com base nos estudos de Nöel Burch, Gilles Deleuze, Ismail Xavier, entre outros. O universo narrativo de The Walking Dead é construído por meio de quadrinhos, livros, séries televisivas, web serie, podcasts, aplicativos de segunda tela e de realidade expandida, videogames etc. Por se tratar de um sistema transmídia muito amplo, optamos por analisar, além dos quadrinhos e da série televisiva, outros meios que são definidos pela linguagem audiovisual: a web serie e os videogames The Walking Dead, da Telltale Games, e The Walking Dead: Survival Instinct, da Terminal Reality. Nossa pesquisa vai além das questões relacionadas às estratégias comerciais e narrativas, detendo-se na elaboração da identidade estética do sistema transmídia e concluindo que ela não é aleatória, mas definida pela modelização de textos semióticos. |