Aspectos de sincronização em redes de multimidia para comunicação em tempo real: videoconferência.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Takahashi, Eduardo Scherr Caldeira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-08112024-144435/
Resumo: Os sistemas de videoconferência demandam mídias com especificações estritas de tempo real. Visando otimizar a utilização de recursos e a qualidade de serviço, os fluxos de mídias correm através de canais distintos. Um aspecto crucial para alcançar-se a qualidade de serviço e a sincronização entre os diferentes fluxos de dados das mídias envolvidas na comunicação. Os fatores envolvidos no problema de sincronização foram estudados e o modelamento de dados através de redes de Petri de composição de objetos (OCPN) permitiu especificar formalmente o serviço de sincronização desejado. Um estudo comparativo dos principais métodos de sincronização conduziu a escolha do controle de Jitter como método mais adequado para a construção de uma plataforma de comunicação em multimídia. Desenvolveu-se uma arquitetura de comunicação sincronizada em multimídia, baseada sobre a pilha de protocolos TCP/IP. Para a sincronização foi utilizado o mecanismo de controle de Jitter. A implementação de um protótipo de sistema de videoconferência baseado nessa arquitetura, permitiu avaliar o desempenho do mecanismo proposto, bem como estudar as dificuldades práticas envolvidas na sincronização de multimídia em comunicações em tempo real.