Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Sales, Max Junior |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07112019-155800/
|
Resumo: |
Com quase quarenta anos desde o lançamento de seu primeiro disco, a produção musi-cal do violeiro sul mato-grossense Almir Sater tem se consolidado como uma obra de referência para músicos e pesquisadores ligados ao universo da viola de dez cordas. No entanto, apesar de suas composições serem constantemente incorporadas em reper-tórios de músicos em todo o país, verificamos a inexistência de pesquisas científicas dedicadas às mesmas. Neste trabalho, a partir da transcrição de cinco composições ins-trumentais do músico, foram identificados e descritos recursos composicionais que de-monstram a riqueza criativa presente neste recorte da obra. Além disso, com intuito de evidenciar a diversidade composicional presente nestas músicas, traçamos alguns para-lelos entre os recursos abordados nas composições transcritas e a utilização de procedi-mentos similares em repertórios que se situam fora do âmbito da música instrumental de viola decacordal. |