Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Sanoki, Ricardo Akira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-17112015-124611/
|
Resumo: |
O objetivo desta dissertação é aplicar as teorias da semiótica de linha francesa, inicialmente desenvolvida por A. J. Greimas, para analisar os efeitos de sentido e significação em três trabalhos de video arte realizados pelo artista americano Bill Viola:The space between the teeth (1976), The reflecting pool (1979) e The passing (1991). A linguagem da video arte é muito presente na arte contemporânea, porém os estudos e pesquisas dessa área artística são escassos. Entre os estudos semióticos que pesquisam as linguagens das Artes Visuais, encontramos análises de filmes de cinema, video clipes de músicas, comerciais de televisão, animações, porém não encontramos nenhuma pesquisa relacionada a trabalhos de video arte. Por essa razão nossa pesquisa não teve nenhuma base de referência para a utilização da teoria semiótica na análise de trabalhos de vídeo arte, partindo inicialmente do estudo de análises semióticas de histórias em quadrinhos. Um resumo da história da video arte é apresentado no primeiro capítulo. As teorias que utilizamos são resumidamente explicadas no capítulo 2, no qual damos ênfase para o percurso narrativo do sentido, as relações semi-simbólicas nas línguagens visuais e os novos estudos da semiótica tensiva, proposta por Claude Zilberberg, dela utilizamos o fazer missivo para analisar a estrutura e o fluxo narrativo dos vídeos. No capítulo 3 são realizadas as análises. |