Remate de males: a música de poemas amorosos de Mário de Andrade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Souza, Cristiane Rodrigues de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-03022010-124227/
Resumo: A música percorre a obra de Mário de Andrade como matriz de seu fazer poético. Harmonizando as diferentes faces do poeta arlequinal, sua face musical aparece em Paulicéia desvairada (1922) e em Losango cáqui (1926), assim como nos versos de Clã do jabuti (1927), permanecendo, ainda, em Remate de males (1930) e nos volumes de poesia posteriores. O estudo detido de três grupos de poemas do livro de 1930 Tempo da Maria (1926), Poemas da negra (1929) e Poemas da amiga (1920-1930), realizado nesta tese, permite perceber em que medida a música e a retomada de formas populares, como a estrutura das Danças Dramáticas, moldam os poemas de Mário de Andrade, em que dilemas amorosos do eu lírico são encenados.