Glossário visual popular paulista: artefatos memoráveis presentes em residências de famílias de origem rural no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Ardinghi, Maria Beatriz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-07032016-190553/
Resumo: O propósito desta pesquisa é contribuir para os estudos da cultura material popular brasileira em relação à possibilidade da existência de identidades regionais do artefato brasileiro popular, sob a ótica do design. Para tanto, foram identificados e analisados, do ponto de vista da percepção, uso e significado, determinados artefatos domésticos considerados memoráveis e notáveis em residências de famílias de origem rural no estado de São Paulo. Tendo em vista o pressuposto de que esses artefatos correspondem à materialidade presente nas memórias afetivas de uma parte significativa da população paulista, foram analisados seus atributos formais, funcionais e simbólicos relevantes e recorrentes, a fim de se identificar uma possível linguagem regional do objeto popular - documentada na forma de um glossário visual, que possa servir de referência e inspiração ao design contemporâneo preocupado com as questões acerca das identidades culturais. O método utilizado partiu de entrevistas e coleta de depoimentos informais para a caracterização dos artefatos chamados memoráveis, isto é, que participaram de vivências afetivas da infância de parte da população adulta selecionada. A partir daí, efetuou-se uma pesquisa de campo a fim de se identificar estes artefatos presentes em residências de paulistas idosos de origem rural, distribuídas por sete regiões do estado de São Paulo, de modo a compor um acervo de artefatos notáveis, fazendo uso de registros fotográficos e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Em seguida, foram analisados seus atributos formais e funcionais bem como os significados a eles atribuídos por seus usuários dentro do contexto em que estão inseridos. Como fatores determinantes na escolha do tema destacam-se: a questão da identidade no discurso do design e sua relação com as memórias afetivas e a cultura material popular; a ausência de estudos semelhantes na área do design que abordem temas usualmente discutidos em estudos das ciências sociais e que contemplem as questões pertinentes ao design de artefatos; e, finalmente, um novo objeto de interesse nos estudos folclóricos: o artefato doméstico ordinário de uso cotidiano, comumente encontrado em residências de pessoas idosas de origem rural no interior do estado de São Paulo. Ao final da pesquisa pudemos concluir que é possível caracterizar a identidade do artefato popular paulista de acordo com suas características de uso, percepção e significado, e que esta identidade está intimamente ligada à sua origem sociocultural e histórica.