Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Klein, Tatiane Maíra |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-21082024-125037/
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Resumo: |
Desenvolvida junto a coletivos indígenas falantes de Guarani que vivem em Mato Grosso do Sul e São Paulo, esta tese é uma etnografia sobre o cantar como um modo de produzir relações, com atenção a circulação dos cantos-rezas e aos regimes de conhecimento. O objetivo é compreender o que é o cantar para os Kaiowa e Guarani e por que os cantos-rezas-danças são descritos como tecnologias capazes de perpetuar seu modo de existência nesta terra. Partindo de reflexões kaiowa e guarani sobre as transformações nos modos de circular e transmitir seus cantos e saberes xamânicos, a pesquisa enfoca os jeroky – contextos de aprendizagem coletiva dos cantos – e seu papel na produção da pessoa, dos coletivos e nas redes de relações kaiowa e guarani. \"O que faz a voz\" e?, ao mesmo tempo, a pergunta e o pressuposto que orientam esse percurso de escuta e aprendizagem junto a opuraheiva, pessoas detentoras de cantos, e de investigação etnográfica do cantar – tomado aqui enquanto força e substância que fabrica a pessoa; enquanto tecnologia de perpetuação do avareko, sistema ou modo de existência guarani; enquanto caminho-relação que conecta ou separa dos -reko de seus outros; e enquanto arma da ação política, instrumento na luta pela terra. O estudo pretende, assim, oferecer contribuições inovadoras tanto a? Etnologia Guarani, quanto aos debates antropológicos em torno do xamanismo, dos modos de conhecer, das artes vocais e das políticas ameríndias. |