Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Souza, Matheus Miguel de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-17062019-114845/
|
Resumo: |
Este estudo constitui uma dissertação de mestrado que tem como objetivo analisar a Azulejaria Portuguesa e algumas de suas conexões entre Moda, Design de Superfície e Estamparia Têxtil, no que diz respeito à utilização dos mais diversos tipos de matérias-primas para o desenvolvimento de novos produtos. Especificamente, aborda a Estamparia Têxtil enquanto importante setor da área de Design Têxtil diretamente relacionado ao Design de Superfície. Assim, por meio do Design de Superfície, esta pesquisa apresenta a Azulejaria Portuguesa como uma das principais fontes de inspiração e criatividade para o desenvolvimento de novos produtos de Moda, utilizando os processos de Estamparia Têxtil. O modelo de pesquisa é qualitativo, cujas principais técnicas de coleta de dados empregadas são revisão da bibliografia, pesquisa em bancos de monografias e de imagens, acervo virtual de museus, periódicos e registros em fotografias. A partir dos dados coletados, foi desenvolvida uma coleção de estampas com base na Azulejaria Portuguesa empregada na cidade de São Luís do Maranhão (séculos XVIII e XIX), a qual foi posteriormente aplicada em uma coleção cápsula de Moda feminina desenvolvida pelo autor, cuja inspiração das formas e silhuetas é proveniente de obras arquitetônicas dos artistas Oscar Niemeyer e Delfim Amorim. A coleção de estampas e a coleção das peças apresentadas têm como objetivo destacar as relações encontradas entre a Azulejaria Portuguesa, o Design de Superfície e a Estamparia Têxtil, de modo a reforçar, por meio de diferentes processos criativos, a ideia de resgate artístico e histórico-cultural da Azulejaria Portuguesa pela Estamparia Têxtil, no que se refere ao desenvolvimento de novos produtos de Moda |