Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Laschuk, Tatiana |
Orientador(a): |
Ruthschilling, Evelise Anicet |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/163758
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Resumo: |
O desenvolvimento de projetos de design de superfície em estamparia têxtil exige o conhecimento da composição visual e também das tecnologias têxtil e de impressão. Na área da moda, esse conhecimento é ainda mais específico, visto que os projetos em estamparia podem ser desenvolvidos para setores como os de confecção, malharia retilínea e calçadista, os quais têm importante representatividade no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. As particularidades de concepção, desenvolvimento e impressão dos projetos para cada setor devem ser consideradas para que os projetos atinjam o nível exigido industrialmente. Dessa forma, o trabalho dos designers de superfície depende da inter-relação afinada entre os clientes das indústrias de transformação da área da moda que encomendam seus serviços e os prestadores de serviços em estamparia, a fim de que os projetos executados estejam adequados aos requisitos projetuais e técnicos de cada setor. A partir desse contexto, o objetivo geral da presente tese é sistematizar o processo de desenvolvimento de projetos de design de superfície em estamparia têxtil para a área da moda por meio de fluxo de trabalho - workflow - integrado entre designers de superfície, indústrias de estamparia e de transformação da área da moda. A pesquisa, de natureza qualitativa, está dividida em sete fases. Na primeira e na segunda fases, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para contextualizar o design de superfície e apresentar as principais tecnologias de impressão têxtil, o contexto da estamparia têxtil na área da moda e a utilização desse recurso nos setores de confecção, malharia retilínea e calçadista. Na terceira, quarta e quinta fases, foram realizadas entrevistas, guiadas por roteiro semiestruturado, com designers de superfície, indústrias prestadoras de serviços em estamparia e indústrias de transformação da área da moda. Junto aos designers de superfície, pôde-se identificar o desenvolvimento de estampas e os aspectos considerados nesse processo em cada setor. Com as indústrias de transformação, foi possível identificar as particularidades de cada setor em relação ao projeto e à produção de estampas. Na pesquisa junto às estamparias, verificaram-se as especificações das tecnologias de impressão disponíveis e seus processos de desenvolvimento. Na sexta fase da pesquisa, realizou-se a análise dos dados coletados sobre cada um dos atores em função das categorias: relação entre os atores, projetual e técnica. A seguir, na sétima fase, foi realizada a discussão desses dados, respaldada na fundamentação teórica. A partir dos conhecimentos levantados sobre os achados de campo, propõe-se o workflow para o desenvolvimento de projetos em design de superfície em estamparia têxtil, unificado para os setores de confecção, malharia retilínea e calçadista, calcado nas reais necessidades de interação entre os atores da pesquisa e nas diferenças verificadas entre os setores pesquisados no que se refere ao projeto e à impressão de estampas. Assim, apresentam-se alternativas para amenizar os entraves percebidos entre esses atores, e, em cada etapa do workflow, foram consideradas as especificidades de cada setor que se refletem na forma como as estampas são planejadas e impressas, com vistas à otimização do desenvolvimento e produção de estampas. |