Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Junqueira, Juliana Villela |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-02042021-181815/
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Resumo: |
Entendendo a teoria no bojo da experiência de simplificação, desdobrada em sua experiência na Bahia, essa tese busca retomar a produção de Lina Bo Bardi, nas práticas institucionalizadas por ela, nos três primeiros museus que concebeu - MASP, MAMB e MAPU - procurando identificar os conceitos-chave que balizaram suas ações pedagógicas, que culminariam no projeto da Escola de Desenho Industrial e Artesanato, na Bahia, em 1963. Tal projeto, que buscou uma aproximação com a recém-criada SUDENE, sintetizaria seus esforços acerca do enfrentamento dos paradoxos do processo de industrialização brasileira no desenvolvimento de um método capaz de produzir, reproduzir e, logo, transmitir, uma cultura material industrial vinda da simplificação. O título - Propedêutica da Grossura - condensa a hipótese do trabalho de que, a partir de um corpo preliminar teórico construído em ato por meio das práticas pedagógicas, Lina buscaria sistematizar um método derivado do conjunto de conhecimentos preliminares da Grossura, marcados pela inventividade de uma cultura material possível, formalizando, dessa forma, a propedêutica da grossura como práxis. |