Tensão moderno/popular em Lina Bo Bardi: nexos de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Rossetti, Eduardo Pierrotti
Orientador(a): Magnavita, Pasqualino Romano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12086
Resumo: Esta dissertação aborda uma questão fundamental para a arquitetura de Lina Bo Bardi que é a tensão moderno/popular. A atuação da arquiteta é muito pertinente ao desenvolvimento da arquitetura moderna brasileira devido à qualidade de suas obras e pela força das questões que encerram. Assim, podem ser estabelecidos alguns pontos de contatos e aproximações importantes entre sua atuação e a própria movimentação moderna brasileira para balizar o que se pretende aqui. Inicialmente, a aproximação com a arquitetura de Lina Bo Bardi se organiza para configurar um quadro que evidencie as três instâncias em que se configuram esta tensão moderno/popular: a materialidade do projeto, o uso popular do espaço moderno e a transformação das escalas de produção. A abordagem focaliza este último aspecto, para a partir dele tratar das expectativas da arquiteta de desenvolver um desenho industrial baseado numa capacidade de manufatura popular e vislumbrar sua inserção como valor cultural de uma produção moderna. Com isto, Lina Bo Bardi amplia o sentido da prática arquitetônica moderna e simultaneamente pode trazer questões importantes para o debate atual, revelando outros parâmetros para o fazer arquitetura.