Desenvolvimento de uma interface gráfica em software para sistemas paralelos baseados em transputers.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1990
Autor(a) principal: Andrade, Marco Tulio Carvalho de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-06072022-113110/
Resumo: Este trabalho consta do desenvolvimento de uma interface gráfica em software para sistemas paralelos baseados em transputers. Tal interface dispõe de um núcleo, cuja função é interpretar e ativar os comandos disponíveis, por meio de um protocolo definido, e um conjunto de rotinas gráficas básicas. A interface está estruturada de modo a realizar uma divisão espacial das tarefas de processamento para explorar o desempenho de sistemas paralelos. De modo a introduzir o tema, há a apresentação de fundamentos sobre a arquitetura da família dos transputers, a linguagem OCCAM 2 dos transputers e ao sistema de desenvolvimento de programas para transputers (TDS2). Os recursos de hardware e a estruturação do software são mostrados. Também é feita uma discussão de questões de técnicas de otimização de performance, concepção do sistema gráfico paralelo e considerações sobre os algoritmos utilizados. Algumas rotinas gráficas básicas foram desenvolvidas: linha, retângulo, círculo, semicírculo, quarto de círculo, oitavo de círculo, circunferência, semicircunfêrencia, quarto de circunferência, elipses e rotinas para escrever cadeias de caracteres. Alguns algoritmos convencionais foram adaptados para adequá-los a atingir a melhor performance do sistema gráfico.