Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Bochio, Alessandra Lucia |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-26052015-110221/
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Resumo: |
A presente pesquisa é uma reflexão sobre a relação entre o fazer artístico e sua investigação teórica. Como ponto de partida, buscamos compreender o termo intermídia por meio dos modos operatórios que engendram os relacionamentos entre os meios de expressão artística. Qual a natureza da relação intermidiática? Como esta se realiza operacionalmente? Quais os operadores que induzem tal relação, e como estão presentes, como se relacionam, como delimitam, ou não, uma relação intermidiática? Como ponto de chegada, a aposta de que as noções de convergência audiovisual e de dispositivo nos permitem pensar os trânsitos operatórios entre os meios visuais e sonoros em uma prática artística específica. Esta, por sua vez, é caracterizada pelas dinâmicas das ações de um grupo de artistas em um ambiente coletivo e colaborativo de criação, do qual emerge um contexto de influências mútuas e intensificadas entre as ações dos artistas e entre imagem e som. No que concerne as noções de convergência audiovisual e dispositivo, a primeira diz respeito a uma busca por uma vetorização comum, tento em vista uma mesma situação visual e sonora, na qual encontramos um elo entre imagem e som; a segunda, a uma rede de conexões entre meios, materiais e práticas artísticas. Para a realização deste estudo, estabelecemos como estratégias de ação a experimentação artística, a análise de obras e a pesquisa bibliográfica. A escolha do campo problemático abordado e dos nossos objetivos são atravessados pela experimentação artística, de modo que prática e teoria estão continuamente em relação. Sob este prisma, caminhamos do particular ao geral, ou seja, a partir da análise de obras e da experimentação podemos tanto apreender alguns conceitos e ideias presentes na investigação teórica, quanto extrair algumas conclusões. Pretendemos assim responder às exigências da área de Poéticas Visuais, que privilegia pesquisas tanto teóricas quanto experimentais sobre os processos artísticos. |