Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Lenharo, Mariana Pereira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-14112014-143333/
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Resumo: |
Este trabalho tem por objetivo verificar que tipo de impacto as crises de melancolia do pintor Vincent van Gogh podem ter exercido sobre sua produção artística. Os questionamentos tomados como ponto de partida são os seguintes: se o estado de melancolia impulsiona seu trabalho como artista, se a melancolia imprime características específicas em sua obra e se a arte proporciona a Van Gogh um alívio ou um agravamento de sua natureza melancólica. A pesquisa foca um período específico na vida do artista: os primeiros 10 meses em que viveu na cidade de Arles, no sul da França, entre fevereiro e dezembro de 1888. A leitura das 139 cartas escritas por Van Gogh neste período possibilitou identificar os momentos em que ele descrevia seu próprio estado de espírito como melancólico. A partir desta identificação, o trabalho parte para a análise de obras produzidas no período, das quais foram selecionadas oito telas de pôr do sol. A observação das telas sob o contexto do sentimento experimentado por Van Gogh enquanto as produzia levou, por fim, a uma reflexão sobre a relação entre melancolia e a arte no pintor. |