Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Bergantini, Loren Paneto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-15022022-120744/
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Resumo: |
Esta tese tem como objetivo investigar as contribuições da arte produzida nas últimas décadas para o estudo da multissensorialidade, dentro do contexto da relação entre arte, ciência e tecnologia. A principal hipótese defendida é a de que a arte realizada nesta conjectura, além de se apropriar de conhecimentos já adquiridos por outras áreas, também expande essas investigações. Para alcançar tal fim, foram realizados: levantamento bibliográfico sobre a percepção multissensorial no contexto da ciência e da arte, levando-se em conta a contribuição da tecnologia e das mídias digitais para a compreensão do mundo; seleção e análise de obras artísticas, com destaque para o estudo de caso da edição de 2019 do Festival Ars Electronica e desenvolvimento de experimentos poéticos individuais e em grupo relacionados à multissensorialidade. Os principais resultados obtidos foram: a atualização dos conhecimentos sobre o assunto, levando em conta as diferenças entre as áreas de conhecimento e os problemas terminológicos de estudos multidisciplinares; o reconhecimento de tópicos de investigação comuns entre estudos artísticos e científicos; a identificação de algumas tendências na investigação de processos multissensoriais dentro do estudo de caso e a compreensão da potencialidade deste campo de estudo para pesquisas poéticas envolvendo a relação entre os sentidos na arte-tecnologia. |