Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Pereira, Thiaquelliny Teixeira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-09022018-112516/
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Resumo: |
Este trabalho se propõe a analisar a construção social da santidade. Desde o início da era cristã, o povo é o grande responsável por fazer santos. Os primeiros santificados foram os mártires e os confessores, que declararam publicamente a sua fé em Cristo com o risco iminente de morte. Com o fim da perseguição romana aos cristãos, início do século IV, os olhos do povo se voltaram para os ascetas. Apesar de eles terem um estilo de vida de restrições autoimpostas, que simbolizava um martírio diário, foi a taumaturgia, a capacidade de operar milagres, que fez com que os ascetas fossem devotados e proclamados santos pelo povo. Após a reforma gregoriana, a Igreja reservou para si o direito de proceder com a canonização; contudo, ela ainda hoje não conseguiu controlar a santificação popular. Novos santos continuam surgindo alheios ao seu controle, como os santos do interior do estado da Bahia, Brasil, santa Leocádia, santo Antônio e são Pedro. Os dados foram coletados durante as pesquisas de campo, realizadas nas cidades de Guanambi, Cândido Sales e Ribeirão do Largo, onde estão localizados os túmulos dos respectivos santos. As análises mostram que além do já conhecido martírio, a fama de milagreiro se firma como a principal razão da construção social da santidade. Digo fama de milagreiro e não o milagre em si, já que para os devotos dos santos populares, o milagre é visto, de forma simplificada, como quaisquer tipos de ajuda. |