Um santo do povo : o mito Sinhozinho e a religiosidade popular sul- mato-grossense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Carmo, Layanna Sthefanny Freitas do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/380
Resumo: A seguinte pesquisa parte de uma análise descritiva-analítica sobre a trajetória de Sinhozinho entre os períodos de 1940-2018. O objeto em estudo é construído como um fenômeno religioso e cultural local popularizado ao ser resiginificado na existência mítica através do culto religioso vivenciado no município de Bonito, localizado no Estado do Mato Grosso do Sul. Propõe-se um estudo aderido ao campo interdisciplinar e da história cultural, analisando as categorias de imaginário e mito através de uma abordagem da religiosidade popular. A experiência histórica desse sujeito que não se revela por nome, origem ou passagens no território, se manifesta entre os seus seguidores comunitários desde o período de 1940. O problema que permeia essa discussão travada, procura entender como o mito Sinhozinho é cultuado entre a população bonitense e a Igreja Católica. Com esse questionamento, nota-se que o mesmo sujeito é construído como um santo e sensibilizado na voz dos seus acompanhantes de fé ao serem representantes oculares e testemunhas da sua existência, são devotos que lhe seguem reforçando a essência da sua crença ao ser reelaborada e vivenciada no tempo presente no universo mental. Sendo assim, destaca-se com a hipótese dessa santidade, os lugares nos quais promovem uma construção de sentidos na mentalidade coletiva e sagrada nas descrições dos narradores locais emitindo em seus relatos a imagem de um santo milagroso e sacralizado com a interpretação de um mestre divino e com características próprias de sobrenaturalidade, além da sua aparência, dons religiosos, envolvimentos cotidianos com o povo e seus milagres entre os fiéis. O foco dessa dissertação é elucidar a sua representatividade mental como algo subjetivo que é extraído da oralidade As reminiscências e reflexões que produzem outros significados da sua existência física transfigurando para o campo simbólico na cidade, ultrapassa uma reflexão que seja puramente religiosa no território durante os processos históricos do Estado novo (1937-1945), da guarda nacional de Getúlio Vargas e o fluxo da migração territorial. Nesse contexto, houve a fusão de famílias migrantes do Rio Grande do Sul e Paraguai ao fragmentarem a localidade com seus costumes tradicionais e suas rivalidades na reorientação das ramificações culturais da localidade. A cultura da devoção na expressividade dos grupos influencia o ritual da romaria na capela do Sinhozinho, identificando os objetos como signos e símbolos presentes na religião popular.