Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Brito, Gustavo André Táriba |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-18082020-172507/
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Resumo: |
Esta dissertação se propôs a estudar o ator da enunciação dos memes políticos humorísticos, visto como éthos e como um estilo a ser depreendido das redes sociais, um ator apresentado nos próprios enunciados meméticos mediante um papel actancial (destinador de valores) e um papel temático que diz respeito ao tratamento axiológico e ideológico conferido aos temas e às figuras do discurso. Ao considerar o autor dos memes um ator da enunciação, que, para exercer tal função, desempenha os papéis referidos, problematizamos o criador desse novo gênero discursivo, próprio à comunicação online, não como pessoa de \"carne e osso\", isto é, um sujeito biografado, mas um efeito de sentido de identidade, que constrói um estilo próprio (DISCINI, 2015) para subverter o noticiário midiático, fazendo o leitor rir dos fatos do mundo noticioso. Logo, longe de tangenciarmos o ator militante de uma bandeira partidária, buscamos o ator cuja voz é delegada a um narrador, conforme a sintaxe discursiva (FIORIN, 2016a) - no esquema de delegação de vozes subjacente a esses enunciados online que são os memes. Investigamos, portanto, esse ator, que é percebido nas redes de relacionamento social não apenas como alguém que produz humor, mas que é igualmente crítico e moralizante. |