Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Teixeira, José Raul Córdula |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-07062022-160002/
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo discutir as práticas e vivências relacionadas ao ofício do artista sonoplasta, bem como seus desdobramentos em dinâmicas formativas, no âmbito da educação continuada não formal destinada a jovens sonoplastas no teatro paulistano, desde os anos 1990. A proposta da investigação tomou como ponto de partida as inquietações de dois profissionais da sonoplastia paulistana Tunica Teixeira e Raul Teixeira (sem parentesco familiar). A partir do método autobiográfico constituíram-se narrativas acerca do percurso do profissional sonoplasta no teatro paulistano. Tais procedimentos da história de si próprio, somados aos relatos da história oral de profissionais da sonoplastia no rádio e no teatro, compõem um quadro acerca do modus operandi da sonoplastia em meados do século XX, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) entre outros momentos , e tateiam os contornos do ofício, indefinidos ainda até os dias de hoje. No bojo dessas narrativas discutem-se as práticas e as competências do sonoplasta no fazer teatral e busca-se enfatizar o papel e o reconhecimento do sonoplasta como artista criador no processo da produção do som em/na cena. |