Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Erêndira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-17022023-150330/
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Resumo: |
O presente trabalho propõe estudar a cerâmica funerária associada à Tradição Polícroma da Amazônia, classificada aqui na categoria de Estilo Polícromo, com foco em uma das tipologias mais reconhecidas dessas indústrias, as urnas funerárias. Nosso objetivo foi realizar uma análise iconográfica pautada pelos conceitos de Agência, Performance e Subjetivação, conforme elaborados na Antropologia da Arte e na Etnografia dos povos ameríndios, compreendendo as urnas funerárias como sujeitos corporificados, integrados às redes de socialidade e manutenção dos sistemas cosmológicos indígenas. A partir da imersão nos regimes de materialidade e corporalidade ameríndios, propomos novas leituras da iconografia polícroma e dos processos sociais que teriam levado à dispersão deste estilo ao longo dos territórios tangentes aos maiores rios amazônicos, entre os séculos VII e XVII. Concluímos que as urnas funerárias polícromas integram um sistema ritual consolidado dentro de extensas redes de relações na Amazônia pré-colonial, sendo a dispersão do estilo polícromo provavelmente vinculada a processos de incorporação regional de uma estética distintiva, que revela um sistema cosmológico amplamente compartilhado. |