Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
D'Elboux, José Roberto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-01112018-153502/
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Resumo: |
Esta tese tem como foco principal a análise das letras e letreiros presentes em projetos arquitetônicos desenvolvidos entre 1925 e 1955 na cidade de São Paulo. Leva em consideração tanto as letras utilizadas para fornecer informações, quanto aquelas projetadas com o intuito de efetivamente serem inseridas nas edificações. O desenvolvimento da pesquisa aqui relatada foi baseado num corpus constituído por 170 projetos arquitetônicos de autoria de arquitetos cujo trabalho está significativamente relacionado ao estilo Art Déco: o Escritório Técnico Ramos de Azevedo Severo & Villares; o escritório Siciliano & Silva; e os arquitetos Elisiário Bahiana, Álvaro Botelho, Gregori Warchavchik, Rino Levi e Jayme da Fonseca Rodrigues. Teriam as letras e os letreiros utilizados nas pranchas de projetos arquitetônicos desse período, repetido as características gráficas e posturas encontradas também nos letreiros de edificações Art Déco construídas? Esta é a questão central da tese, que procura ainda, responder a questões secundárias relativas à relação entre estilo de letra e edificação; ao estabelecimento de padrões de desenho de letras em escritórios, ou entre escritórios; e à possibilidade de identificação dos profissionais envolvidos no desenho das letras e letreiros. Em relação ao letreiros arquitetônicos projetados para uso nas edificações, buscou-se compreender de que maneira isso ocorreu no trabalho dos arquitetos analisados, verificando como eram detalhados e especificados esses letreiros. Também fez parte deste trabalho, o levantamento das práticas de ensino do desenho de letras e caligrafia dentro dos principais cursos de formação profissional para arquitetos e desenhistas existentes em São Paulo naquele momento, o do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, o da Escola Politécnica de São Paulo e o da Escola de Engenharia do Mackenzie College. A resposta à questão central foi positiva, porém com nuances nos resultados conforme as características particulares de cada um dos arquitetos. Os questionamentos secundários revelaram descobertas que possibilitaram um maior entendimento sobre o uso dos letreiros no desenho arquitetônico. |