Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
1993 |
Autor(a) principal: |
Perrone, Rafael Antonio Cunha |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-15012020-165043/
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Resumo: |
Este trabalho pretende analisar o papel do desenho como representação da arquitetura. O estudo desse papel exigiu uma abordagem das relações históricas verificadas entre a arquitetura e a sua forma de reperesentação, realizada pelo desenho. A compreensão dessas relações requereu que fossem consideradas, inicialmente, as qualidades do desenho enquanto instrumento para as mais diversas atividades culturais e cientificas. Necessitou-se, também, uma definição e uma classificação tipológica do desenho enquanto representação da arquitetura, com a finalidade de delimitar o campo de estudo e estabelecer os limites necessários para análise dos cruzamentos entre duas atividades de espectro tão amplo. Numa fase posterior, com o objetivo de gerar um instrumental para a leitura dos desenhos de arquitetura, foram desenvolvidos e abordados alguns modos pelos quais o desenho, como manifestação qeral, e o desenho de arquitetura, como atividade peculiar , podem ser interpretados. Para avaliar as potencialidades desse instrumental, foram analisados alquns desenhas significativos de arquitetos e correntes formadores dos movimentos modernos. As referências obtidas pelo quadro histórico e a interpretação das possibilidades representacionais do desenho, como siqno da arquitetura, revelam a sua capacidade cultural para estabelecer, desenvolver e fazer entender a própria arquitetura. Em suma, o trabalho procura demonstrar que o desenho, por ser um meio de conhecimento, ferramenta operativa de produção, instrumento de ensino, veiculo de divulgação, é o signo mais competente da arquitetura. |