Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Silva, Jeferson Colling da |
Orientador(a): |
Chaves, Celso Giannetti Loureiro |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/276610
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Resumo: |
A avaliação estética é uma ferramenta decisória essencial no processo composicional, no qual, constantemente, possibilidades imaginadas passam por avaliações que as validam, descartam ou modificam. O objetivo central da investigação empreendida neste trabalho foi o de buscar uma abordagem teórica que colocasse esta faceta do fazer composicional no centro da discussão, em especial as avaliações que se dão com base na escuta, seja ela interna, por solfejo, ou factual, com auxílio de instrumento ou playback. Para isso, com base em textos da crítica, cognição e psicologia da música, é apresentado um conjunto de conceitos relevantes para descrição da experiência de escuta musical, tais como continuidade/descontinuidade, direcionalidade, linearidade, não-linearidade e dramaticidade. A partir deste ferramental teórico trata-se de casos práticos, tomando como exemplo peças do autor compostas durante o doutoramento e é explorado um discurso crítico-analítico que busca descrever os diferentes resultados estético-musicais e verbalizar avaliações pertinentes às decisões composicionais. |