Teatro diagramático: o pensamento abstrato na prática do artista-cientista.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Atencio, David
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10072023-095051/
Resumo: A presente tese explora as dimensões abstratas do pensamento intuitivo, científico e artístico a fim de esboçar uma prática integrada do artista-cientista sobre o palco. Como dar forma a um teatro da abstração que garanta o vínculo entre arte e ciência? é a pergunta que mobiliza esta pesquisa. A partir da hipótese de que na passagem do século XIX para o século XX existiu uma mudança paradigmática que afetou as formas de como conceber a realidade, a tese aponta para uma relação epistêmica presente na prática dos cientistas e artistas modernos baseada na abstração. Essa forma de pensamento, prático e teórico, intelectual e sensível, configura um tipo de raciocínio lógico baseado em diagramas que, por meio de pontos e linhas, traça, rascunha e esboça, no papel e na mente, analogias com as quais desenvolvemos hipóteses e conclusões, dando forma a intuição. Sob a lógica diagramática, a pesquisa desenvolve o projeto Figura Humana, primeiro rascunho cênico do Teatro Diagramático, proposição original desta pesquisa que apresenta um caminho epistemológico e metodológico que vincula Arte e Ciência na busca das relações invisíveis presentes na realidade.