Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
Florio, Wilson |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-06112024-132416/
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Resumo: |
A pesquisa analisou projetos executados por arquitetos contemporâneos a partir de 1990, sob o viés da aplicação de ferramentas de modelagem vetorial na concepção de formas complexas. O objetivo é apontar as alterações ocorridas no ato projetual em decorrência da mudança no modo de produção de projetos e construção após a introdução de recursos tecnológicos computacionais.A fim de revelar as diferenças entre os métodos de produção de projetos manual e computacional, destinamos os dois primeiros capítulos à representação bidimensional e à simulação digital tridimensional. Neles tratamos os aspectos fundamentais relativos às transformações da representação, a aplicação da geometria, assuntos referentes à prática profissional, e examinamos pormenorizadamente o modelo digital tridimensional. Conseqüentemente, analisamos o papel exercido pelos instrumentos de desenho, o suporte de representação e a importância da geometria na definição da concepção espacial.Os aspectos levantados nos capítulos iniciais serviram para examinar criticamente as premissas da arquitetura contemporânea para a adoção de formas orgânicas e complexas. Nesse sentido, distinguimos as diferenças entre os conceitos de ordem e complexidade, destacamos a importância de conceitos advindos de outras áreas de conhecimentos, tais como as chamadas novas ciências, e em especial da filosofia e informática. Para isso, incluímos uma série de projetos de arquitetura realizados nos últimos quinze anos que|pudessem exemplificar os diversos assuntos tratados. Na parte central da Tese foi analisada a obra de três arquitetos: Peter Eisenman, Frank Gehry e Zaha Hadid. Isso permitiu estabelecer comparações entre o método projetual, abordagem teórico-conceitual e técnica-funcional. Assim, os diferentes enfoques propiciaram expor os aspectos fundamentais relativos à aplicação da tecnologia computacional, e verificar os diversos impactos ocorridos no processo de criação. No último capítulo destacamos o aproveitamento dos recursos informatizados no processo de concepção de projetos de Arquitetura. Em decorrência do exame sobre o meio digital, foram levantadas questões envolvendo mudanças no suporte de representação, o significado do meio e da ferramenta, e classificação de manipulação indireta de objetos virtuais. Os principais temas abordados são a função dos protótipos rápidos, a importância da simulação de projetos, e o uso do sistema CAD-CAM na viabilização técnica para a construção de superfícies curvas de geometria variável. O intuito é demonstrar que o processo de criação é instigado quando são adotados utensílios manuais e ferramentas digitais. Portanto, a aplicação simultânea do artesanal e do tecnológico pode catalisar a produção de ideias durante o ato projetual. |