Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
Prado, Allan Kardec José Araújo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-16112022-113234/
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Resumo: |
Este trabalho parte da constatação que, a despeito do uso intensivo de ferramentas computacionais em diversas fases do projeto arquitetônico, o ato criador do arquiteto permanece basicamente inalterado, e o diálogo arquiteto-computador na fase conceitual do projeto ainda é incipiente. Considerando as diversas possibilidades que os recursos computacionais podem oferecer na intermediação do processo criativo, este trabalho teve como objetivo principal investigar o ato criador do arquiteto e a interface arquiteto-máquina no âmbito dos programas CAD (Computer Aided Design), de forma a diagnosticar algumas de suas deficiências e sugerir novas abordagens para futuras aplicações. Para tanto, apresenta inicialmente reflexões sobre o pensamento criativo do arquiteto e o desenho como seu principal instrumento. O reflexo da revolução tecnológica na conformação da sociedade contemporânea, e o surgimento do conceito de espaço virtual são também discutidos. Finalmente, baseado nos conceitos de Interação Homem-Computador (IHC), passou-se à análise qualitativa da Interface de dois diferentes programas CAD considerados representativos, dando ênfase à maneira como estes auxiliam / interferem no processo criativo do arquiteto. |