De origens a ocasos: a crítica literária de Sérgio Buarque de Holanda na década de 1920

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Barbosa, Rafael Loche
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-20022019-114055/
Resumo: A presente tese de doutoramento intenta perscrutar a trajetória crítico-literária de Sérgio Buarque de Holanda pela segunda década do século XX. Partindo da análise de seu primeiro ensaio crítico publicado Originalidade Literária este trabalho passa por diversos momentos da formação buarqueana. Analisa-se como o desenvolvimento acelerado das capitais paulista e carioca refletiu decisivamente no processo de formação do jovem crítico, bem como de que forma ele influenciou a vida cultural dessas cidades. Pondera-se a utilização das formas ideológicas de expressão por Sérgio, utilização esta que só seria atenuada com o confrontamento direto do crítico junto ao peso da tradição do fin de siècle. Observa-se de perto a assimilação de Sérgio Buarque da vanguarda futurista que chegava no Brasil e todo o seu esforço por uma espécie de ressignificação teórica, a fim de melhor compreender o processo que se dava em nossos meios culturais. Acompanha-se o contato do jovem autor junto às agitações do Modernismo nascente e, mais tarde, a própria atuação de Sérgio como integrante desse processo, em militância e luta, além da fundação da revista Estética, e de se tornar o representante da revista Klaxon no Rio de Janeiro. E, em momento final, observa-se o que chamamos de ocaso do crítico modernista, que após publicação de ensaio denominado O Lado oposto e outros lados, encontra-se em meio a tantas desavenças e ressentimentos por parte de seus correligionários de movimento, que, logo à frente, decide tudo abandonar e manter-se em exílio voluntário.